O utilitário Monitor de Sistema do Windows permite, ao mesmo tempo, verificar seus dispositivos internos e ficar de olho no desempenho do seu PC. No Windows 98 e Me, você o encontra clicando em Programas, Acessórios, Ferramentas do sistema (se ele não estiver lá, selecione Iniciar, Configurações, Painel de controle, abra Adicionar ou Remover programas, depois a guia Instalação do Windows, desça até a lista Componentes, clique duas vezes em Ferramentas do sistema e marque Monitor de sistema). No Windows XP e 2000, abra o Painel de controle, clique duas vezes em Ferramentas administrativas e duas vezes em Desempenho.
As estatísticas de desempenho do PC que o Monitor de sistema controla incluem uso da memória, operações do disco rígido e conexões de rede. Você pode observar a mudança de número e gráficos em tempo real na tela, enquanto seu PC ajusta-se às necessidades e aos diferentes programas. É uma excelente ferramenta para identificação de quais programas exigem mais da CPU , de quando seu disco rígido está mais ativo e como o PC utiliza a memória.
A versão do Monitor de sistema do Windows 98 e Me oferece dezenas de estatísticas de desempenho e a versão para XP, centenas. Várias delas são tão técnicas que nem são utilizadas pela maior parte dos usuários de PCs, mas outras são bastante úteis (veja no quadro abaixo algumas das estatísticas mais importantes em ambas as versões).
Para configurar ou remover o que está sendo observado no Windows 9x ou Me, use o menu Editar: Na caixa de diálogo Adicionar item, escolha uma categoria e, em seguida, um item. No XP e 2000, clique com o botão direito do mouse em uma área em branco do gráfico, clique em Adicionar contadores, selecione um objeto de desempenho na lista, escolha um contador na lista abaixo e clique em Adicionar.
A observação da alteração no desempenho do seu sistema enquanto você estiver adicionando e removendo hardware e software poderá informar quais componentes precisam ser ajustados e, se necessário, atualizados. As perdas de memória no Windows XP ocorrem quando um programa aloca uma quantidade de memória, mas depois não consegue liberá-la, provocando erros quando outros programas são carregados posteriormente.
home | mapa do site | contato